Ambiente para ensaios não destrutivos

Para atender normas nacionais e internacionais na realização de ensaios não destrutivos, o MagLab conta com os seguintes sistemas de ensaios:

Ensaios de Emissão Radiada e Susceptibilidade Radiada:

 

As câmaras GTEM’s são guias de onda TEM com sua faixa de frequência estendida até 20GHz. Elas são uma alternativa para medidas de Emissão e Susceptibilidade Radiada, atendendo aos requisitos da norma IEC 61000-4-20.

Estas câmaras são utilizadas pelo laboratório para a realização dos ensaios de Emissão Radiada conforme as normas CISPR 11, CISPR 13, CISPR 14-1, CISPR 15, CISPR 22, IEC 60601-1-2 e Ato ANATEL nº 1120 e também para a realização de ensaios de Susceptibilidade Radiada conforme as normas IEC 61000-4-3, CISPR 14-2, CISPR 20, CISPR 24, IEC 60601-1-2 e Ato ANATEL nº 1120, com capacidade para campos eletromagnéticos com intensidade de até 200 V/m, nesta mesma faixa de frequência.

Ensaios de Susceptibilidade Conduzida:

Para a realização dos ensaios de Susceptibilidade Conduzida, conforme a norma IEC 61000-4-6, o laboratório contem uma diversidade de equipamentos de acoplamento e desacoplamento, possibilitando ensaios em equipamentos com alimentação monofásica ou trifásica, cabos coaxiais, comunicação analógica, comunicação digital, cabos de rede, dentre outros.

Ensaios de Emissão de Harmônicas de Corrente e Flickers de Tensão:

Para a realização dos ensaios de Emissão de Harmônicas de Corrente e de Flickers de tensão, o MagLab conta com um setup configurado para atender as especificações das normas IEC 61000-3-2 e IEC 61000-3-3, para equipamentos com corrente nominal de até 16A por fase e com alimentação monofásica até 220VAC.

Medidores de energia trifásicos:

O laboratório também realiza ensaios para medidores de energia monofásicos e trifásicos, com capacidade para gerar tensões com amplitude até 440VAC e correntes até 120AAC, com  uma precisão de 0,02% em suas medições, podendo realizar os mesmos em até 3 medidores de energia.

Estes ensaios são configurados conforme as especificações da portaria 587 do INMETRO para medidores de energia, atendendo aos ensaios de Influência da Variação de Frequência, Variação de corrente, Influência da Variação da Tensão, Influência da Inversão da Sequência de Fases, Influência da Interrupção de uma ou duas fases, dentre outros.

O sistema também pode ser utilizado para desenvolvimento de dispositivos que trabalhem com o monitoramento ou geração de grandezas elétricas como tensão, corrente, frequência, potência ativa, potência reativa, potência aparente, harmônicas de tensão e corrente.

Para maiores detalhes sobre a realização de ensaios em nossas instalações, entre em contato conosco clicando Aqui.